Imagine-se na seguinte situação: você está planejado uma reforma, e gostaria de saber o quanto irá gastar em revestimento com o piso da sala. Para isso, você precisa de informações como o preço do material a ser usado e a área de piso da sala, certo?
É possível obter a área de uma face de maneira muito simples no SketchUp: basta selecionar a face desejada e olhar a janela Informações da entidade (Entity Info), como na fig. 01. Simples, não é?
OBS1: Lembre-se que é possível trocar as unidades de trabalho na janela Informações do modelo (Model Info), caso não esteja na unidade que você deseja, como na fig. 02.
OBS2: Se você quiser saber como obter volumes de sólidos, contamos como fazer aqui.
Agora imagine que você queira aplicar um revestimento em mais de um piso (ou no caso do modelo, mais de uma face), como quartos. Uma forma prática de resolver o problema – e mais simples que selecionar cada face e somar suas áreas – é utilizar um material. No exemplo, vamos aplicar um material chamado Ladrilho hidráulico (fig. 03).
Após aplicar o material às faces dos pisos, obter a área total é muito simples: basta ir à janela Materiais (Materials), clicar com o botão direito no material Ladrilho hidráulico, escolher a opção Área (Area) (figs. 04 e 05) e voilà!
Imagine o quão rápido fica fazer uma tabela de acabamentos de um edifício de vários pavimentos? E isso vale para materiais em qualquer tipo de superfície – pisos, paredes, forros -, basta aplicar o material desejado e repetir o passo-a-passo para obter sua área.
Se você quiser ir além na hora de fazer quantitativos utilizando o SketchUp, existem ferramentas extremamente poderosas – e o melhor: de graça. Experimente o bim.bon.
E se você pudesse calcular volumes no SketchUp?
Gostou da ideia? Temos um artigo aqui explicando como fazer isso!